O líquor, ou líquido cefalorraquidiano, é um fluido responsável pela proteção do sistema nervoso central, formado nos ventrículos cerebrais, onde forma um volume de no máximo 170 ml. A cada 24 horas, o líquor é totalmente reciclado, mas, em alguns casos, existe certa dificuldade na reabsorção do líquor durante este processo, o que causa um acúmulo maior da substância no cérebro, causando a hidrocefalia. As causas para essa dificuldade na reabsorção do líquor pode variar desde consequências de um trauma ou hemorragia, como de quadros de infecções e inflamações na região.
A hidrocefalia pode ser notada através de sintomas como dificuldades ao caminhar, perda de controle urinário e problemas de memória. Nos casos de suspeita de hidrocefalia, o diagnóstico pode ser realizado através da remoção de 30 a 40 ml de líquor da região da lombar do paciente. A comprovação do diagnóstico ocorre se o paciente observar um alívio dos sintomas nas 24h seguintes ao exame.
O tratamento para a hidrocefalia é realizado através de uma cirurgia conhecida como cirurgia de derivação ventriculoperitoneal. Trata-se de um procedimento simples, minimamente invasivo e com baixo risco de complicações. Durante a cirurgia, é realizada a drenagem do líquor, aliviando sua acumulação, assim como os sintomas da hidrocefalia.
Especialidades
Patologias da Coluna
Hérnia de disco lombar e cervical
Fraturas da coluna
Fraturas osteoporóticas
Dor lombar crônica
Escoliose
Doença Degenerativa
Tumor na Coluna
Patologias do Cérebro
Convênios
- Particular
- Ajuris
- Amil
- Assefaz
- Bradesco
- Cabergs
- Cassi
- Correios
- Eletrobrás
- Eletrosul
- Golden Cross
- Ipag
- IPE
- Life Saúde
- Petrobras Distribuidora
- Petrobras Refinaria
- Saúde Caixa
- Saúde e Pas
- Sul América
- Unimed
Hospitais
Médicos
Dr. Sérgio Medeiros (CRM-RS 6670)
Especialista em Neurocirurgia (RQE 1289) e em Neurologia (RQE 4841).
Tem grande experiência nas doenças da coluna vertebral e dedica-se diariamente ao tratamento da coluna com procedimentos minimamente invasivos.
Membro da Academia Brasileira, da Federação Latino Americana de Neurocirurgia e da World Federation of Neurosurgical Societies.
Dr. Rafael Medeiros (CRM-RS 32549)
Especialista em Neurocirurgia (RQE 27543) com atuação nas áreas: cirurgia da coluna, dor crônica, tumores cranianos e patologias vasculares intracranianas.
Membro da AO Spine International.
Localização
Av. Carlos Gomes, 700 - Sala 706 - Porto Alegre - RS
Av. Assis Brasil, 1631 - Sala 305 - Porto Alegre - RS