As fraturas osteoporóticas ocorrem como consequência da osteoporose. Caracterizada como um distúrbio no esqueleto, a osteoporose compromete a densidade óssea, fator que enfraquece os ossos e aumenta a probabilidade de fraturas. Devido a isso, os pacientes de osteoporose costumam não ter a mesma resistência óssea, o que causa um maior risco de fraturas em movimentos e esforços simples, como carregar pesos, empurrar móveis e se abaixar, por exemplo. Além da análise dos sintomas, o diagnóstico dessa condição pode ser realizado através de exames como raio x, tomografia computadorizada, ressonância magnética e até mesmo da densitometria óssea.
Para evitar as fraturas osteoporóticas, os pacientes de osteoporose devem tomar cuidado com quedas, flexões e movimentos forçados e até mesmo os traumatismos mais leves. Fatores como a idade também estão entre as principais causas da osteoporose, assim como do maior risco de fraturas osteoporóticas.
Apesar de normalmente ocorrer de forma assintomática, existem alguns sinais que podem indicar a presença da osteoporose. Entre alguns sintomas, podemos citar dores agudas, dores na lombar que irradia para os membros inferiores, perda de força ou sensibilidade, dificuldade em realizar atividades do dia a dia e também a perda de altura.
O tratamento pode variar desde o uso de analgésicos e repouso, até o uso de coletes que ajudam a estabilizar a região afetada pela fratura e fisioterapia. Nos casos mais graves, pode ser necessário o preenchimento da vértebra fraturada, ou até mesmo um procedimento cirúrgico.
Especialidades
Patologias da Coluna
Hérnia de disco lombar e cervical
Fraturas da coluna
Fraturas osteoporóticas
Dor lombar crônica
Escoliose
Doença Degenerativa
Tumor na Coluna
Patologias do Cérebro
Convênios
- Particular
- Ajuris
- Amil
- Assefaz
- Bradesco
- Cabergs
- Cassi
- Correios
- Eletrobrás
- Eletrosul
- Golden Cross
- Ipag
- IPE
- Life Saúde
- Petrobras Distribuidora
- Petrobras Refinaria
- Saúde Caixa
- Saúde e Pas
- Sul América
- Unimed
Hospitais
Médicos
Dr. Sérgio Medeiros (CRM-RS 6670)
Especialista em Neurocirurgia (RQE 1289) e em Neurologia (RQE 4841).
Tem grande experiência nas doenças da coluna vertebral e dedica-se diariamente ao tratamento da coluna com procedimentos minimamente invasivos.
Membro da Academia Brasileira, da Federação Latino Americana de Neurocirurgia e da World Federation of Neurosurgical Societies.
Dr. Rafael Medeiros (CRM-RS 32549)
Especialista em Neurocirurgia (RQE 27543) com atuação nas áreas: cirurgia da coluna, dor crônica, tumores cranianos e patologias vasculares intracranianas.
Membro da AO Spine International.
Localização
Av. Carlos Gomes, 700 - Sala 706 - Porto Alegre - RS
Av. Assis Brasil, 1631 - Sala 305 - Porto Alegre - RS